O mármore é um material muito muito utilizado na decoração e construção de casas, é um elemento atemporal que proporciona sofisticação e elegância ao ambiente. Porém inumeras pessoas apresentam dúvidas quanto a diferença entre o mármore sintético e o mármore natural, por isso, nesse artigo vamos esclarecer e apresentar as diferenças entre esses dois materiais.
Mármore natural e sintético
O mármore natural é uma espécie de pedra extraída de uma rocha metafórica proveniente do calcário. Sua cor e textura varia de acordo com o local de extração. É uma pedra fosca de veios e texturas únicas.
O mármore sintético é feito a partir da combinação de alguns materiais como a calcita e a dolomita preparada com resinas poliéster e pigmentos onde se misturam em um processo de vibrocompressão. Durante o processo a pedra é revestida com um gel para proporcionar durabilidade à peça.
Mármore Sintético x Mármore Natural
Manutenção e instalação
O mármore natural necessita de manutenções, pois é um produto poroso e é preciso estar em alerta com o derramamento de líquidos sobre ele. Portanto, é necessário a vedação da sua superfície a cada 6 meses
Sua instalação também exige uma mão de obra especializada, pois qualquer manuseio incorreto pode fazer com que o mármore fique rachado, lascado ou descolorido.
O mármore sintético é uma peça lisa e não porosa, por isso, não requer manutenção. Pode facilmente ser polida, quando necessário, para que volte ao brilho inicial. Não requer revestimento, pois seu acabamento é feito com o gel, por isso não é preciso se precaver sobre derramamentos de líquidos sobre a superfície. Sua instalação é fácil e rápida, pois é menos frágil e os ajustes podem ser feitos no local da instalação.
Preço
Por ser extraído de uma pedra, o mármore natural precisa de muitos processos de mineração, extração, corte, e polimento por isso é necessário mão de obra especializada, o que torna seu preço muito elevado.
Já o mármore sintético é fabricado com a combinação de diversos materiais, tais como a resina, pigmentos e partículas de pedras, e por isso é mais barato.
Vantagens
O mármore sintético pode ser fabricado em diversas cores, texturas e design, pois diferente do mármore natural é um material onde pode-se controlar as texturas e os detalhes adicionais.
Por ser uma pedra preparada com resina seu resultado final é menos denso e poroso, com acabamento brilhante. Além disso é necessário menos manutenção e cuidados.
Limpeza e Cuidados
Embora sejam materiais diferentes, os cuidados são os mesmos: sempre evitar escovas abrasivas e produtos que podem danificar o mármore, e sempre utilizar escovas macias e produtos com Ph neutro.
No mármore sintético é necessário evitar altas temperaturas de calor para que não danifique a peça, porém caso aconteça é possível que a peça seja consertada.
Aplicações
O mármore natural é ideal para aplicações no piso, em paredes, pilares e detalhes de móveis e decoração por serem lugares que exigem menos manutenção.
Enquanto que o mármore sintético é recomendado no uso de bancadas, superfícies de mesas e móveis, tampos de armários ou áreas de umidade como banheiro, cozinha e áreas externas.
Na Loja Cardoso Fibras possuímos diferentes tipos de produtos feitos em mármore sintético, tais como mesas, piso box, cubas e vasos de flor.
É imprescindível que o mármore sintético seja um material tão requintado, e que realça a beleza de qualquer ambiente. Ambos os tipos de mármores tem suas vantagens e desvantagens, e saber a diferença na hora de decidir em qual investir é de suma importância. Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas!
E você, já conhece o mármore sintético? Conta para a gente nos comentários
Créditos de imagem: Acemar Stone, Mable Trend, Athena Calderone, Australian House e Garden, Paiastone, Pantai Granite, Etsy